segunda-feira, 20 de junho de 2016

O ifá E o candomblé Boa noite !!!! Ilustre amigos, primeiramente desejo a todos uma ótima semana cheia de prosperidade e fartura. Já a algum tempo sem postar nada por motivos de ralo excessivo viagens etc .. Aqui estou eu para entrar nun tema comun . O culto a ifá dentro do candomblé. Como todos sabemos o culto a orunmila ifá hoje em dia se tornou modismo aqui no Brasil, vemos milhares de babalorixas e Yalorixas iludidos pelo modismo de ifá . eles se inician em itefá é os mesmo logo após receberem qualquer nome lá acham que são os donos da razão e detentores do sagrado,E justamente aonde nasce a loucura de alguns que mistura o candomblé com ifá .É aonde que vira uma religião louca uma mistura desconhecida .pra quem realmente entende sabe que ifá não nasce pra todos assim como egungun e os orixás .o contrario do que ocorre aqui no Brasil. Pois os providos de dinheiro vão a africa e compram apostilas fazem um ebo qualquer e já voltam babalawo! . Com diplomas comprados por alguns dólares e algumas fotos chegam fantasiados dono de toda a razão e conhecimento. Mais como babalawo? . Se pra chegar a esse patemar a pessoa tem de nascer no culto ser escolhido passar na cerimônia do nome ao nascer ser iniciado ainda criança como acontece nos costumes , ter o domínio da língua yoruba e saber todos os itans de cor e salteado e ainda ter em si a grandeza da bondade do respeito ao próximo da humildade com o sagrado, coisa que aqui sabemos que não existe. se vamos fazer uma consulta com os intitulados babalawos abrasileirados a apostila esta ali sempre do lado, é muitas das vezes a mesma consulta serve pra todos pois o conhecimento lhe falta . É sem falar na mistura de Babalorixa, YALORIXA Abiam QUE se torna babalawo e IAPETEBI da noite pro dia. Eu quero dizer que pra se ter conhecimento deve se entregar se de corpo e alma ser humilde, não levar a religião em forma de comercio e antes de mais nada ser honesto consigo e com os outros. Quem e abiam e vai atrás de fazer itefá e ser iapetebi .Eu digo somente uma coisa!!! itefá e iapetebi é uma iniciação de ifa, ela não lhe autoriza a raspar orixá na cabeça de ninguém a não ser que você tenha sido verdadeiramente iniciado no candomblé. Ifá e pra todos a sabedoria o axe poucos terão. Nen todos veên o sagrado seja ele orixá ifa ou egungun, tem de nascer ter o dom de manipular a energia adiquirida honestamente. Outro fato corriqueiro diz que yami manda até mensagens em consultas a consulentes dizendo que a pessoa se iniciada a elas terão axé delas, para aquelas e aqueles que se deixe enganar se ,antes de cair numa lorota comercial dessa ajunte dinheiro e va ate a africa, pra ver se lá a tal iniciação acontece assim e se yami manda mensagem aleatória aos outros dando até valor da iniciação. Pra você que acha que ser um sacerdote e fácil e só glamur , Eu só digo uma coisa !!!,Se você não se empenhar estudar for humilde você não terá reconhecimento que tanto busca. não existe fama nen muito menos glamur . ISEFÁ - OWO IFA OKAN Isefá se for traduzir ao pé da letra significa: isé-ifa (força de Ifa). Quando fui à Osogbo, vi como Isefa seria feito, encontra-se o mesmo sentido e mesmo ritual em Oyo, Sagamu, Ede entre outras cidades. Isefa o iniciado recebe owo Ifá okan (primeira mão de Ifá). Ao contrário que muitos Awo dizem e fazem aqui no Brasil, no ISEFÁ não existe: 1) Igbadu (cabaça do destino), o novo iniciado não chegará até Odù. 2) Odù pessoal, que é aquele que nos dá um EEWO (tabus) e sabermos que devemos fazer e cuidar do nosso destino. 3) EGAN ou ikodide: Somente quem vê Odù (Olofin, orisa místico) pode possuir EGAN, que é a força de um novo omo awo, um sábio. 4) Mariwò - Folha de IGI OPE onde Ifá é conhecido também como OPE, onde ele veste um novo iniciado que pode obter seus segredos. Isefá normalmente muitas pessoas procuram para ter mais conhecimento sobre a vida e seu pessoal, sendo que o novo iniciado consegue aprender com seu Babalawo a controlar seu caráter, ter mais paciência, saber ver mais o certo e o errado, saber se defender e principalmente, organizar de uma maneira mais fácil sua vida. O OMO IFÁ, aprende também como cuidar dos ikin (caroços de dendê), de maneira que seu Ifá o permitir. Seus ikin não devem ter menos que 4 olhos, Ifa que tem ikin com 3 olhos é chamado de EKURO, uma grande proibição. Alguns destes omo Ifá querem chegar a ter seu destino traçado, e assim devem passar pela selva sagrada (igbodu). Outros já preferem chegar diretamente a ODÙ sem ter que fazer ISEFA, não há regra para isto porque isto é uma escolha INDIVIDUAL e não apenas uma REGRA. APETEBI – IKOFÁ: A INICIAÇÃO DA MULHER EM IFÁ IKOFÁ é o nome dado a consagração que se realiza as mulheres que se iniciam em IFÁ e após os cerimoniais religiosos necessários para tal iniciação, passam a se chamar APETEBI NI ORUNMILÁ, que significa “A ESPOSA DE ORUNMILÁ”. Também é o grau mais alto que a mesma alcança dentro do culto. O termo “ESPOSA DE ORUNMILÁ”, refere-se à ligação espiritual que, a partir do momento de sua iniciação a mulher terá junto ao profeta, dando a mesma o direito de receber de IFÁ os benefícios espirituais necessários, de acordo com suas necessidades espirituais, como ,por exemplo: a revelação do seu destino através de seu ODÚ, os ebós específicos para vencer as adversidades de sua vida e assim, estabelecer a saúde, o equilíbrio financeiro, a felicidade, a realização e a paz familiar, a harmonia matrimonial e principalmente as orientações fundamentais para um convívio social e familiar feliz Ally Nebarackk

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