sábado, 20 de março de 2010

mãe neinha


Mãe Neinha de Nanã



Mãe Neinha de Nanã é uma Ìyalorixá do Candomblé da Bahia. Nascida no Recôncavo baiano, foi iniciada ainda criança no candomblé por Pai Nézinho de Muritiba. Nasceu e cresceu no candomblé sendo filha carnal de Mãe Baratinha de Oxum, que seguia rigorosamente as águas da nação Ketu.

Mãe Neinha mudou-se da Bahia para São Paulo e lutou muito para se estabelecer e manter sua familia. O destino de ser sacerdotisa era certo, então começou a iniciar seus primeiros filhos, logo sua prole cresceu e constitui uma familia de axé. Foi então que Nanã eternizou seu nome concedendo um ilê orixá para Mãe Neinha, em uma ampla propriedade com um lago em seu interior foi levantado o templo da orixá recebendo o nome de Ilê Irawo Ase Nanbucu.

Mãe Neinha possui filhos por todo o Brasil, e tem netos, bisnetos, e tataranetos de santo. A festa da patrona do Ile Irawo Ase Nanbucu é muito conhecida e tornou-se tradicional no estado de São Paulo. Em um pais onde as grandes Iyalorixás do Candomblé são em maioria filhas de Oxum, Mãe Neinha desponta como a mais conhecida e eminente filha de Nanã, sendo uma lenda viva do Candomblé, escrevendo história e ensinando aos mais novos com amor e humildade.

Um comentário:

  1. mutumbá me chamo nilton e preciso saber onde fica o endereço do terreiro da mãe neinha... meu telefone de contato é 011 9 6345 15 93 da tim.....

    ResponderExcluir